A alma dos produtos da HUMANA
29 . julho . 2019A gente tem uma atuação de trabalho que às vezes é até difícil de explicar pra quem não é da área. E olha que a gente assumiu aqui na HUMANA uma comunicação pra todxs, ou seja, ela tem que ser entendível para quem é especialista, pra quem não é e pra as comunidades com as quais a gente atua. Mas essa dificuldade talvez seja pelo fato da gente trabalhar com processos.
No coração da HUMANA está o trabalho que realizamos com desenvolvimento territorial. Ou seja, pra gente, não é chegar lá numa comunidade, num bairro ou num município e executar uma ideia ou um projeto pontual somente. É construir junto. Então, em cada um dos processos que a gente inicia, tem uma variedade e uma quantidade de ações (e processinhos) que daí, às vezes, pode confundir a cabeça de algumas pessoas pela complexidade e por ser um trabalho multidimensional. Além do mais, são programas que podem levar anos num mesmo território.
Bom, mas a proposta deste texto não é explicar o que a HUMANA faz, mas sim falar o quanto pra gente é importante fazer com a alma. Não se trata da relação que temos com as pessoas em cada uma das localidades que a gente atua, pois assim é fácil falar de alma já que tratamos diretamente de relações humanas, que são cheias narrativas e histórias mesmo. Isso cria naturalmente (pra gente) vínculos e sentido pra seguir em frente.
O que a gente tenta levar na prática, as vezes quebrando a cabeça de como fazer, é colocar alma nos tais produtos ou entregáveis. No entendível: como a gente dá HUMANIDADE àqueles relatórios que entregamos pro cliente que nos contratou?
Um dos caminhos tem sido criar soluções integradas levando em conta a capacidade de análise multidimensional das nossas equipes de especialistas (só tem fera!) e apresentar numa linguagem gostosa de se ver e ler. Temos apresentado sumários executivos em formatos de revistas e de apresentações, por exemplo.
Além disso, a HUMANA entende que a estética é fundamental. Tem que ser bonito e agradável para quem lê. Com um design bem feito, daqueles que dá gosto de ver.
Acreditando nisso tudo e querendo fazer bonito, vamos lançar uma série de conteúdos autorais nossos sobre os conceitos com os quais trabalhamos, reflexões mais aprofundadas sobre os temas e assuntos que é a lida no dia a dia aqui na HUMANA e sobre nossos processos práticos. Fiquem ligadxs que nesse ano tem novidades. 🙂