Logo
icone do menu
  • Soluções
  • Blog
  • publicações
  • Humanxs
  • Contato
  • Soluções
  • Blog
  • publicações
  • Humanxs
  • Contato

A importância de silenciar – 100 dias
 

25 . junho . 2020

A importância de silenciar – 100 dias

Muitas coisas aconteceram nesse primeiro semestre de 2020. Intensas e avassaladoras. No Brasil e no mundo. E cada um de nós está vivendo isso tudo, individualmente e coletivamente. É realmente um dos momentos mais complexos da nossa história.

Diante disso, na HUMANA nós optamos, num primeiro momento, por silenciar nossos canais nas redes sociais. Entendendo que silenciar não é se omitir.

O silêncio, em momentos de adversidade, ajuda a entender melhor o que está acontecendo ou, pelo menos, a tomar o tempo necessário para se pensar melhor. Sabemos que boa parte desse contexto é transitória e deve passar. Mas em quais condições seguiremos? Para onde? São muitas perguntas e, no fundo, ainda não há muitos elementos de resposta, nem um contexto minimamente estável ou um horizonte que se vislumbre, para que se possa começar a elaborá-los. No Brasil, às incertezas globais somam-se incertezas tragicamente nacionais.

Assim como a maioria, não temos muitas respostas. Porém, seguimos! Primeiramente seguimos atuando nos projetos em que já estávamos, apesar de um confinamento total, desde o dia 16 de março. Seguimos, mas refletindo e questionando cada ação planejada, buscando soluções pra seguir de forma adequada, sem arriscar as pessoas e os processos com os quais estamos envolvidos.

Nessa quarentena, muita gente está refletindo sobre sua atuação no mundo, sobre seus privilégios e suas falhas, se confrontando aos problemas causados pela desigualdade social e percebendo a importância das políticas públicas na sua vida, principalmente o SUS.

Ficou evidente, mais uma vez, que nosso modelo de desenvolvimento precisa ser aprimorado. Não é possível que ele continue deixando pessoas para trás. Nesse sentido, nós da HUMANA nos sentimos ainda mais encorajados para seguir nosso caminho: que o desenvolvimento traga liberdade, justiça social, autonomia e dignidade para todas e todos, sem exceção.

Mais do que nunca, evidenciou-se a importância de um Estado forte e comprometido com a democracia e com o cidadão, mas também, a importância de territórios e comunidades fortes, que possam encontrar soluções específicas, com características próprias, para seus desafios.

A HUMANA, nesses 100 dias de isolamento social, pôde manter suas equipes em São Paulo e no Pará e seguiu atuando, experimentando novos arranjos e caminhos. Também aproveitamos para desenvolver novos estudos e publicações, que serão lançadas nos próximos meses.

O silêncio é importante. Ele nos ajuda a pensar, a reelaborar nossas vidas e práticas. O silêncio é, também, uma marca de respeito, pelas vidas, pela história, pela grandeza do que nos toca como espécie, nesse momento.
Entretanto, depois do tempo de silenciar vem o tempo da troca, de questionar juntos, de duvidar e pensar coletivamente.

Estávamos com saudades! E estamos de volta!

Abraços a todas e todos e fiquem bem.

(voltamos aqui mas, até segunda ordem, seguimos em casa!!!)

___

Xilogravura de Ramon Santos – https://www.instagram.com/ramonsantosxilo/

Blog

  • Fortalecimento de capacidades locais para o Desenvolvimento Territorial: como atuar em programas complexos, de médio e longo prazo
  • Elaboração de Estudo de Território Integrado com foco nos recursos hídricos do semiárido nordestino
  • Agenda de Desenvolvimento Local: um aliado para a construção coletiva de um futuro comum
  • Como construir uma narrativa que indique uma transformação de longo prazo? 
  • Vaga: Agente de local e assistente de pesquisa em Conceição do Araguaia (PA) ou Floresta do Araguaia (PA)

© 2023 Copyright Humana. Desenvolvido por: Youpper Insights.