Agenda de Desenvolvimento Local: um aliado para a construção coletiva de um futuro comum
5 . agosto . 2021Identificamos as potencialidades para o desenvolvimento local de Conceição do Araguaia e de Floresta do Araguaia, no Pará, com apoio da Horizonte Minerals.
Construir uma estratégia de investimento que crie melhores condições locais e qualifique os impactos sociais, econômicos e ambientais nos territórios é uma oportunidade para o negócio e ainda pode trazer grandes benefícios para os municípios e territórios envolvidos.
Foi essa preocupação que levou a Horizonte Minerals (HZM) a procurar a HUMANA para a construção participativa de uma Agenda de Desenvolvimento Local (ADL) nos municípios de Conceição do Araguaia e Floresta do Araguaia, ambos no Pará. Antes mesmo da instalação e de iniciar a fase de operação da empresa na região, a HZM contribui com processos de planejamento, protagonizados por atores locais, com foco no desenvolvimento econômico.
No primeiro semestre de 2021, a HUMANA realizou um Estudo de Território com foco no Desenvolvimento Econômico Local desses dois municípios para entender de forma mais aprofundada as potencialidades econômicas locais e as condições de vida da população. Esse estudo ficará à disposição de todos os atores locais interessados – entre eles as prefeituras locais, as organizações sociais e os agentes econômicos.
Para a elaboração deste estudo, realizamos uma profunda pesquisa de dados e informações socioeconômicas, de onde saíram quatro potencialidades econômicas baseadas em metodologias das mais renomadas instituições econômicas do país. Além disso, confrontando essas análises, e para dar maior aderência à realidade vivida pela população local, foi realizado um trabalho de campo (seguindo todos os protocolos sanitários) e entrevistas em profundidade.
Este trabalho servirá de base para a construção participativa da Agenda de Desenvolvimento Local, a ser realizada no próximo semestre.
Ações estruturantes para o futuro
O planejamento participativo territorial com foco no Desenvolvimento Territorial pode orientar investimentos públicos e privados, parcerias e iniciativas da sociedade, beneficiando toda a população. Processos coletivos que apontem caminhos e obstáculos são importantes para melhor direcionar esforços e fundamentar ações estruturantes, que transformam a vida de todos, sem distinção.
É preciso considerar o contexto social, cultural, econômico e ambiental antes do início de empreendimentos em pequenos e médios municípios. Muitos não estão preparados para novas demandas e impactos gerados, tampouco têm instrumentos para aproveitar e potencializar oportunidades. Em Conceição do Araguaia e Floresta do Araguaia, no Pará, a Agenda de Desenvolvimento Local permitirá ações coordenadas e favorecerá a formulação de estratégias para o futuro.