CitizenLab: a mais nova parceira da HUMANA
17 . novembro . 2020Com o CitizenLab, oferecemos um instrumento de participação social digital em média e larga escala ainda mais potente
A HUMANA acaba de trazer para o Brasil o CitizenLab, uma das mais inovadoras plataformas digitais de participação cidadã do mundo. A ferramenta belga foi fundada em 2015 com a missão de oferecer às cidades e aos governos um espaço de colaboração online para consultar cidadãos sobre temas locais e incluí-los nas tomadas de decisões.
Tendo a participação como base metodológica fundamental em nossos projetos, vimos no CitizenLab uma solução para ampliarmos a escala dos processos participativos, além de torná-los ainda mais acessíveis, amigáveis de de rápida implementação.
Além do uso da plataforma em algumas de nossas ações e projetos, nos quais o CitizenLab fornecerá a ferramenta para que se realizem diversas formas de consultas e construções coletivas que envolvam a colaboração entre poder público, empresas e cidadãos, poderemos oferecer também um pacote de serviços específico, voltado para todo e qualquer processo participativo de interesse público, aliando soluções tecnológicas (Citizenlab) e estratégia de participação (Humana).
Processos participativos ganham em escala e agilidade
Na prática, como as duas instituições irão trabalhar juntas?
“Ao atuarmos em um projeto específico, como a co-construção de políticas públicas ou a elaboração de uma agenda de desenvolvimento local, a HUMANA desenvolverá toda a estratégia para que a prefeitura, ou qualquer outro ente que esteja liderando o processo, possa contar com a participação e o engajamento dos diversos grupos de cidadãos, atores do setor privado, comunidades etc. Já o CitizenLab disponibilizará a ferramenta para que, complementando processos presenciais, se realizem processos remotos previstos na estratégia, com toda facilidade e segurança, nas mais diversas modalidades e técnicas”, explica Bruno Gomes, sócio da HUMANA.
Assim a população ou grupo de interesse terá diversos canais e oportunidade para inserir ideias, posicionamentos e opiniões.
Cada projeto ou serviço será customizado de acordo com o processo e a necessidade de participação. Isso significa que podem ser criadas páginas específicas para todos os públicos: moradores, especialistas, gestores públicos… Tudo dependerá dos objetivos do programa/projeto e das estratégias estabelecidas.
A finalidade, independentemente da ação – agendas de desenvolvimento territorial, processos específicos de prefeituras, governos locais, organizações ou empresas -, é sempre favorecer a mais ampla participação das partes em ações de interesse público, contribuindo para o exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia.
CitizenLab no mundo
Os resultados positivos do CitizenLab, considerada uma das principais startups europeias de impacto social, já se espalharam por mais de 200 governos. Por exemplo, em Grand Paris Sud, região ao sul de Paris com pouco mais de 340 mil habitantes, a plataforma entrou em ação para melhorar a participação dos cidadãos na região em três temas: clima, cultura e ciclismo.
Com a colaboração dos moradores, foi estabelecido um plano para os próximos seis anos para reduzir as emissões de gases do efeito estufa e o consumo de energia, além de melhorar a qualidade do ar e o desenvolvimento de energias renováveis. Também com a participação dos cidadãos, que incluíam suas ideias em uma espécie de mapa digital da região, pode-se debater sobre mobilidade e segurança para ciclistas. Mais de 400 habitantes ofereceram sugestões que resultaram em ciclovias e estacionamentos mais seguros para bicicletas.
Resultados como esse incentivaram a HUMANA em apostar na parceria com o CitizenLab. As duas instituições trabalham a favor do engajamento cívico. Ou seja, querem fazer a diferença na vida da comunidade ao desenvolver conhecimento, habilidades, valores e motivação. “Acreditamos que investir em participação garante mais inclusão, diversidade, eficiência e aderência à realidade, além de fortalecer a democracia”, explica Carol Ayres, sócia da HUMANA.