Como construir uma narrativa que indique uma transformação de longo prazo?
14 . julho . 2021Desenvolvemos a narrativa de transformação do programa semiárido da Porticus, com metodologia própria, que identifica elementos capazes de promover mudanças reais em programas complexos de médio e longo prazo
O Programa Integrado do Semiárido da Porticus tem como objetivo o fortalecimento de capacidades locais dos agricultores familiares produtores agroecológicos de algodão em sete territórios no semiárido nordestino. Em um trabalho da HUMANA junto à organização, atuamos para construir a narrativa de transformação deste programa, privilegiando uma gestão de conhecimento executiva, que ao mesmo tempo mostrasse os impactos conquistados pelo programa ao longo dos dois anos e meio.
Para desenvolver a narrativa em questão, partimos de uma metodologia própria, que identifica elementos promotores de mudanças reais em programas complexos de médio e longo prazo. Os resultados de abrangência (aqueles que levam em conta o processo, a conjuntura e o contexto) foram consolidados por meio de uma narrativa envolvente com base no storytelling, que deu mais força para os resultados gerenciais do programa.
Um trabalho de pesquisa com impacto real e a longo prazo
Através de um trabalho integrado de pesquisa, entrevistas em profundidade, sistematização, análise integrada, construção do storytelling e construção da narrativa visual, pudemos entregar um escopo completo que, além de envolver, sistematiza a atuação comprometida de todos os atores envolvidos no programa.
Como resultado, o Programa Integrado do Semiárido da Porticus agora tem uma narrativa unificada, com aspectos de transformação e resultados de impacto, que poderá dar apoio às organizações locais para buscarem novas parcerias e financiamentos, garantindo, a longo prazo, a sustentabilidade de suas ações estruturantes.