Elaboração de Estudo de Território Integrado com foco nos recursos hídricos do semiárido nordestino
12 . agosto . 2021Desenvolvemos um diagnóstico situacional sobre a escassez de água e sua relação com a dinâmica social, econômica e ambiental da região da Serra do Inácio, para o Lab de Água, programa do Instituto Votorantim
Os desafios enfrentados pelo semiárido brasileiro sob o contexto da escassez hídrica é complexo e impacta diretamente a vida dos que moram neste território e a dinâmica socioeconômica de toda a região. Esta é a premissa do Lab de Água, programa de aceleração da Votorantim Energia e do Instituto Votorantim.
Deste entendimento, a HUMANA desenvolveu, junto com o Instituto, um Estudo de Território sobre a escassez de água e sua relação com a dinâmica social, econômica e ambiental do território. Essa etapa trouxe insumos para as próximas etapas do programa Lab de Água – que tem como objetivo encontrar soluções para mitigar o problema da escassez de água no semiárido, assim como para direcionar esforços do Investimento Social Privado neste sentido.
Como funciona o programa
Em parceria com a Votorantim Energia, o Instituto Votorantim lançou, em junho de 2021, o Lab Água, um programa de aceleração que visa selecionar 20 organizações com MVP (mínimo produto viável) validado ou em fase de validação.
Após a seleção, serão escolhidas cinco soluções para participar da etapa de bootcamp (um treinamento intensivo que alinha conhecimento teórico e prático), na qual, além de receber capital semente, as iniciativas contarão com prototipagem na região da Serra do Inácio (PI), e possibilidade de construção coletiva com a comunidade.
A ideia é que, juntos, Instituto e organizações conseguirão implementar um projeto transformador, capaz de contribuir com soluções para um problema tão complexo e histórico quanto o da escassez hídrica, melhorando a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade na região do semiárido brasileiro.
Territórios de atuação
Para a construção deste Estudo de Território, a HUMANA levantou de forma remota informações, potencialidades e desafios sobre como a escassez de água afeta a dinâmica social, econômica e ambiental em seis municípios: Araripina, Ouricuri e Santa Filomena, em Pernambuco (PE), e Betânia do Piauí, Curral Novo do Piauí e Paulistana, no Piauí (PI), sistematizando em um documento executivo a análise integrada da situação local.