Nota sobre a Amazônia
24 . agosto . 2019Políticas públicas ambientais são fundamentais para um país cultural, social e economicamente desenvolvido, respeitoso ao meio ambiente e razoável quanto à boa utilização de seus recursos naturais. Também é um direito previsto na Constituição Federal Brasileira.
O que tem acontecido na Amazônia e o posicionamento irresponsável do governo federal, evidenciado pelas declarações desastrosas do presidente da República, geram problemas multidimensionais, que afetam diretamente o desenvolvimento do país e o bem estar dos povos. A questão ambiental é uma questão social, econômica, ética e, sobretudo, política.
A HUMANA atua na Amazônia com base no diálogo. Nesse lugar onde iniciativas públicas e privadas interagem com legítimas e necessárias expressões da sociedade civil, num caminho propositivo, apoiando a construção de estratégias para o fortalecimento de capacidades locais e geração de autonomia.
Acreditamos que nessa autonomia e construção de capacidades reside o caminho para a construção de novas soluções.
A consolidação de políticas públicas, o enfrentamento imediato à essa situação emergencial e, no longo prazo, o diálogo permanente entre setores (público, privado e sociedade civil organizada) são os elementos necessários para a construção de um modelo de desenvolvimento para o Brasil, compatíveis com sua natureza e com seu povo.
Estamos atentos e atuantes nessa construção de um caminho mais justo e digno para todos.
***
Foto: CC – Agência Amazônia Real