Nota sobre a criminalização das ONGs na Amazônia
27 . novembro . 2019A Humana é uma empresa que trabalha em estreita colaboração com ONGs, associações e outras entidades desenvolvendo formações, programas, projetos, estudos e pesquisas.
Na Amazônia essas organizações cumprem um papel essencial, qualificando ou complementando as ações do Estado com foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas e territórios. Também atuam em colaboração com grandes empresas em seus empreendimentos na região, contribuindo para o aprimoramento de suas atuações territoriais, aliando conservação e um desenvolvimento sustentável, mais justo e inclusivo.
A criminalização das ONGs e outras entidades que atuam na região, assim como os métodos de intimidação visando a constranger aqueles que estão engajados em causas de interesse público é algo inaceitável e que deve ser repudiado com veemência por todos nós.
As ações de polícia devem ser executadas dentro do rito legal, com transparência e os devidos esclarecimentos aos envolvidos e à sociedade. Não é isso que estamos vendo nos recentes acontecimentos em Alter do Chão (PA), que sinaliza um novo ataque ao Estado Democrático de Direito.
Nosso papel ao lado de tantas outras organizações brasileiras comprometidas com a democracia é atuar firmemente, sempre nos posicionando e exigindo justiça e transparência nos atos públicos que impactam no futuro de todos.