[Nova publicação] – Mecanismos Financeiros Comunitários e Desenvolvimento Territorial
5 . agosto . 2019O conjunto de estudos Mecanismos Financeiros e Desenvolvimento Territorial: modelos de gestão e programas de transferência de renda para uma nova relação entre empresas e comunidades é uma publicação técnica, que busca contribuir para um debate de alta complexidade que ocupa diversos setores da sociedade brasileira. A publicação foi lançada pela Ecam por meio do Programa Territórios Sustentáveis (PTS) com apoio da Mineração Rio do Norte (MRN), e parceria da agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). O trabalho foi produzido a partir de experiências promovidas dentro do PTS, via consultoria da HUMANA.
Ele é composto por 4 volumes, cada um deles com um foco da pesquisa:
- Fundo Quilombola: um novo modelo de gestão territorial tem como objetivo analisar o modelo inovador e o processo de construção do primeiro Fundo Quilombola do país.
- Programas de Transferência de renda: do desenho à implementação é um estudo introdutório sobre programas de transferência de renda no Brasil e no mundo e apresenta suas características gerais como elegibilidade, condicionalidades, sistema de transferência, gestão, resultados, entre outros aspectos.
- Impactos Socioambientais do aumento de renda: estudo de tendências, sinaliza os possíveis impactos socioambientais locais com o incremento de renda da comunidade.
- Guia para a implementação de programas locais de transferência de renda, com foco territorial. O desenho deste guia em como base as análises apresentadas nos estudos anteriores referentes à experiência do Fundo Quilombola, aos programas de transferência de renda estudados e nos possíveis impactos que a transferência de renda podem causar nas comunidades atendidas pelo programa.
Entendemos o desenvolvimento como um direito humano. Todas as pessoas devem ter a oportunidade de desenvolver seu pleno potencial de vida, tendo autonomia e liberdade para viver sem medo, sem carência e com dignidade no local onde escolheu para morar.
***
Para acompanhar o Programa Territórios Sustentáveis e saber mais sobre essa e outras iniciativas, acesse www.ecam.org.br