O sentido público do Investimento Social Privado (ISP) e seu impacto social
17 . fevereiro . 2021O investimento social privado deve ser planejado e orientado por focos estratégicos claros e coerentes com as demandas reais da sociedade, além de alinhado à políticas públicas e causas sociais relevantes
O conceito de investimento social privado (ISP) nasceu na segunda metade da década de 1990, como reflexo das ações não vinculadas à operações empresariais referentes ao negócio propriamente dito.
Passados 30 anos de muito aprendizado, há um entendimento de que é fundamental que o investimento social privado seja estratégico, estruturante e orientado a gerar impacto social positivo, de longo prazo, qualificado e relevante.
Nesse sentido, a simples atuação pontual não é mais suficiente. É necessário realizar investimento social de fato: planejado e orientado por focos estratégicos claros, coerente com as demandas reais da sociedade e alinhado às políticas públicas e causas sociais relevantes, com ênfase em seu sentido público (GIFE).
Exemplo disso é quando um negócio privado, ao ter uma cadeia de valor eficiente, social e ambientalmente responsável, pode beneficiar e fortalecer todo o território. Ao mesmo tempo, um território estruturado e fortalecido pode contribuir para uma cadeia de valor mais segura, eficaz, socialmente aceita e operante no longo prazo.
Assim a atuação social corporativa, ao aliar esforços com as diretrizes de desenvolvimento local, promove também prevenção, gestão e mitigação dos riscos e de impactos que interferem na vida das pessoas e que são inerentes à operação.
Como as empresas estão revisando suas estratégias e políticas de ISP
Muitas empresas, atualmente, estão dispostas a rever suas estratégias e políticas de ISP. O objetivo é estarem cada vez mais aderentes às demandas sociais e de desenvolvimento territorial com os quais seus institutos, fundações e negócios devem estar comprometidos.
A HUMANA apoia grandes empresas a reverem suas estratégias de ISP, atuando com:
- Mapeamento do investimento social privado na empresa, diferenciando categorias como doação, patrocínio, execução, parceria, licenciamento, incentivo fiscal, entre outras.
- Desenho de políticas e compromissos públicos que a empresa pode assumir, convergindo esforços de sustentabilidade, responsabilidade social e investimento social privado com a Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
- Desenho de processos que atestem transparência da atuação da empresa em sustentabilidade, responsabilidade social e investimento social de forma integrada
- Desenho e implementação de estratégias de Desenvolvimento Territorial e de relacionamento com comunidades baseadas em diálogo, negociação e transformação de conflitos.
- Desenvolvimento de formações e rodadas permanentes de engajamento interno participativo no sentido de alinhar os conceitos e atuação estratégica da empresa em sustentabilidade, responsabilidade social e investimento social privado.
Para saber mais, entre em contato conosco.