Com um número expressivo de empresas, investidores e parceiros externos, o Médio Juruá hoje é um dos territórios com maior potencial para desenvolver de forma estruturada suas cadeias produtivas da sociobiodiversidade. Porém, esses atores e investimentos ainda são pouco articulados e orquestrados, havendo sobreposição de ações de impacto, uma alta demanda de atividades das organizações locais, ocasionando na possibilidade de diluir o potencial de impacto, tanto de quem investe quanto de das organizações locais.
Assessoramos o território do Médio Juruá em dois momentos: 1. a construção de um planejamento compartilhado entre organizações locais e parceiros externos (investidores e financiadores), com o objetivo de potencializar investimentos e a transformação local; 2. a elaboração de um diagnóstico situacional sobre o Fundo de Repartição de Benefícios do Médio Juruá, o atual e principal instrumento de captação de recursos local, e como ele pode se transformar em um Fundo territorial mais amplo.
Maior entendimento sobre os investimentos (financeiros e não financeiros) disponíveis para o território, com isso, maior capacidade de articulação entre as organizações locais para captarem recursos de forma mais eficiente e estruturada.
Com um território mais articulado e preparado, o investidor terá maior segurança de investir e terá maior garantia de impacto positivo sobre o investimento.