Uma grande empresa de mineração instalada em um município do interior do Pará concentra um volumoso recurso de investimento privado ao território, porém não há um mecanismo financeiro que faça o ordenamento e a gestão destes recursos, assim como não há clareza em quais ações estratégicas existem no território que se convertam em desenvolvimento estruturado para a localidade.
Construção de um mecanismo financeiro (Fundo de Sustentabilidade Hydro) que tenha como objetivo alavancar o desenvolvimento territorial de Barcarena (PA) com investimento inicial de R$100 milhões por meio de lançamento de editais. Paralelamente, o fortalecimento de um espaço de participação local que fomente a construção coletiva de uma agenda estratégica comum e uma governança compartilhada entre a diversidade de atores locais.
Grande investimento direcionado aos projetos de desenvolvimento local, potencializando a atuação de impacto de organizações locais de interesse público.
Maior segurança ao investir recursos privados com interesse público, com mais eficiência e garantia de legado aderente à realidade local.